As inscrições para os vestibulares de inverno de instituições de ensino superior de todo Brasil já estão abertas e alguns prazos de inscrição quase encerrados. Aqueles que desejam ingressar na universidade já no segundo semestre devem se atentar para as datas e também para os prós e contras destes vestibulares na metade do ano. Para os que pensam que enfrentarão uma concorrência menor, a notícia é que a disputa por vaga pode ser até 2,5 vezes maior.
Os vestibulares de inverno são realizados de acordo com as estratégias de cada instituição, não sendo determinados por normas gerais. Por isso, o número de cursos com vagas abertas para o segundo semestre varia bastante, mas pode-se notar que os tecnólogos e da área de humanas são os mais comuns nesta época. Algumas universidades promovem concursos para todas as áreas, porém, antecipar em seis meses a formação pode implicar num aumento significativo da concorrência.
A UEM – Universidade Estadual de Maringá, por exemplo,no curso de Medicina que tem em média 100 vestibulandos na disputa por uma vaga de não cotista e 50 para a de cotista no vestibular de verão, tem mais de 4.160 candidatos disputando as 16 vagas destinadas a não cotistas e mais de 420 as 4 vagas de cotas, o que resulta numa concorrência de mais 267 e 106 candidatos por vaga, respectivamente.
http://www.mundovestibular.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário