sexta-feira, 2 de julho de 2010

MAIS DICAS: VESTIBULAR

Por: Professor Clorofila

A vida... A vida é uma contínua luta pela sobrevivência: dias de vitórias, outros de derrotas. Muitos transformam os pequenos momentos de derrota numa avalanche de pessimismo, o fim de tudo, e desistem. Um futuro promissor sempre passará pela experiência de esquecer episódios negativos do passado, porém estes fracassos, apenas momentâneos, sempre ensinam o modo como não se deve fazer algo que resultou no erro.

Assim, para obtermos os sonhos que desejamos, temos que estar bem confiantes e bem determinados, ser persistentes, lutar e se espelhar na perseverança dos que vencem. Nossa estada por aqui é curta! E ainda perdemos tempo com lamentações?

Começo dizendo: nesta vida nada é fácil, pelo menos para a maioria das pessoas. “A vida é um vestibular, mas o vestibular não é a vida”, dizia um grande Professor meu. Concordo com ele.

Surgem neste transcorrer amigos e pensamentos e idéias que conduzirão à maturidade. Dizem que é nesta fase que começamos a saber o que queremos. Assim, surgem umas pessoas mais inteligentes, outras menos, baixos, altos, feios, bonitos, cada um com seus sonhos, com suas lutas, em lares pobres, ricos, acompanhados por pais presentes ou não.

No Ensino Médio começa a pressão para sabermos qual são nosso propósitos ou vocação. Temos que entrar na Universidade. “Ai, meu Deus, o vestibular”. Perguntam a nós o que queremos ser? Surgem respostas diversas, como: a minha vocação é ser médico, engenheiro, terapeuta, etc. Somam-se a isso dúvidas, batalhas envolvendo questões de relacionamentos (familiares, a dois, amizades). Faculdade, dificuldade de conseguir o primeiro emprego e por aí vai.

www.mundovestibular.com.br

DICAS: VESTIBULAR DE INVERNO

As inscrições para os vestibulares de inverno de instituições de ensino superior de todo Brasil já estão abertas e alguns prazos de inscrição quase encerrados. Aqueles que desejam ingressar na universidade já no segundo semestre devem se atentar para as datas e também para os prós e contras destes vestibulares na metade do ano. Para os que pensam que enfrentarão uma concorrência menor, a notícia é que a disputa por vaga pode ser até 2,5 vezes maior.

Os vestibulares de inverno são realizados de acordo com as estratégias de cada instituição, não sendo determinados por normas gerais. Por isso, o número de cursos com vagas abertas para o segundo semestre varia bastante, mas pode-se notar que os tecnólogos e da área de humanas são os mais comuns nesta época. Algumas universidades promovem concursos para todas as áreas, porém, antecipar em seis meses a formação pode implicar num aumento significativo da concorrência.

A UEM – Universidade Estadual de Maringá, por exemplo,no curso de Medicina que tem em média 100 vestibulandos na disputa por uma vaga de não cotista e 50 para a de cotista no vestibular de verão, tem mais de 4.160 candidatos disputando as 16 vagas destinadas a não cotistas e mais de 420 as 4 vagas de cotas, o que resulta numa concorrência de mais 267 e 106 candidatos por vaga, respectivamente.

http://www.mundovestibular.com.br