Tecnólogo
O tecnólogo em biotecnologia é antes de tudo um pesquisador. Em laboratório, ele estuda o melhoramento genético, a criação e o gerenciamento de novos produtos, que podem ser medicamentos, ingredientes para alimentos industriais ou até mesmo uma planta. Analisa microrganismos, como bactérias e protozoários, e maneiras de usá-los na indústria em geral, gerando produtos que sejam benéficos para a sociedade. Também pode se dedicar à recuperação de solos, controle da poluição ambiental e maneiras sustentáveis de reaproveitar os resíduos da produção agrícola e industrial.
O mercado de trabalho
As pesquisas em biotecnologia estão sendo tratadas como assunto prioritário pelo governo federal. Além disso, o desenvolvimento do biodiesel vai demandar muitos profissionais dessa área para atuar no melhoramento das sementes usadas na produção desse combustível. Pesquisas envolvendo clonagem e células-tronco, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de técnicas de reparo de órgãos e tecidos lesados, também estão em alta. Com isso, o mercado se mantém superaquecido para o tecnólogo. Ele encontra boas oportunidades em pólos de tecnologias, como os instalados no interior de São Paulo e em Minas Gerais , em indústrias agrícolas, alimentícias, químicas e farmacêuticas, empresas de engenharia genética e usinas de álcool. Companhias de melhoramento genético, como Alellyx e CanaVialis, localizadas em Campinas (SP), absorvem parte desses profissionais. Há boa demanda também na região Sul.
O curso
Há apenas quatro escolas que oferecem esse curso no país. Além das matérias clássicas da área de biológicas, como biologia, biofísica, bioquímica, biologia animal, e de exatas (matemática e estatística), o aluno tem contato com técnicas modernas de clonagem, melhoramento genético, cultura de tecidos e análise de genomas. Estuda ainda biossegurança, engenharia bioquímica, bioinformática, controle de qualidade e agronegócios. É preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso e cumprir carga horária em estágios.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Bioprocessos e Biotecnol.; Gestão em Biotecnol.
http://guiadoestudante.abril.com.br
Duração média: três anos.
Outros nomes: Bioprocessos e Biotecnol.; Gestão em Biotecnol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário