terça-feira, 2 de junho de 2009
Vale a pena criar o próprio negócio? Pergunte a um jovem
Com pouca experiência mas muita idéia na cabeça, jovens optam por abrir o seu próprio empreendimento e se tornarem chefes desde cedo. “O perfil do empreendedor é um misto de planejador e realizador, é aquele que assume o risco e coloca em prática”, descreve o administrador Fabrício Pereira Soares. Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelam que na Zona da Mata o maior número de empreendedores possui entre 18 e 34 anos.
Yuri Fonseca aos 21 anos abriu sua empresa.
Uma dúvida comum na atual conjuntura econômica é se em tempos de crise vale a pena investir em um próprio negócio? Segundo Fabrício, o risco é o somatório de perigo e oportunidade. Todo empreendimento demanda um planejamento pré-abertura, em caso de risco, esse planejamento é maior, como fez o jovem Yuri Resende Fonseca.
Aos 21 anos, calouro do curso de Engenharia de Produção, ultrapassando os obstáculos e com ousadia abriu um empreendimento. Em agosto do ano passado, juntamente com mais dois sócios, fundou uma empresa no ramo de pavimentação e conservação de rodovias. Com o dinheiro do próprio bolso, ele e os sócios financiaram a empresa e hoje são responsáveis pela manutenção de algumas rodovias estaduais. “Fui apresentado a uma noção de empreendedorismo que diz que empreender é utilizar os recursos que estão disponíveis para alcançar um objetivo, e a melhor maneira, no meu ponto de vista, de assumir uma posição tão estratégica num prazo de tempo curto é criando o próprio negócio”, coloca o jovem empresário.
Flávia Paravidino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário